Acidente de trabalho que não é reconhecido pela empresa, ela pode ser penalizada! E, dependo do caso, com uma indenização vitalícia! Ademais, você não pode ser mandado embora após o acidente!
Saiba mais com nosso advogado especialista em acidente de trabalho e tenha seus direitos garantidos!
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O que caracteriza um acidente de trabalho?
De forma bem resumida:
Um acidente de trabalho ocorre quando, durante o exercício das funções profissionais, você sofre uma lesão, adoecimento ou, em casos extremos, perde a vida.
No geral, o que caracteriza um acidente trabalhista é:
- Lesões físicas causadas durante o expediente.
- Acidentes no deslocamento entre casa e trabalho (acidente de trajeto)
- Doenças ocupacionais (como LER/DORT ou problemas respiratórios)
- Agressões ou violência ligadas ao ambiente de trabalho
- Exposição a condições insalubres ou perigosas. Danos causados por máquinas ou ferramentas de trabalho
- Intoxicação por produtos químicos no exercício da função
- Quedas, cortes, ou fraturas ocorridas no local de trabalho. Agravamento de doenças preexistentes devido à atividade laboral
- Acidentes em viagens ou eventos a serviço da empresa
Existem outras tragédias, mas, no geral, esses são os casos que mais chegam em nosso escritório.
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Quais são os direitos do trabalhador em caso de acidente de trabalho?
Basicamente, os direitos incluem estabilidade no emprego por até 12 meses após a alta médica, pagamento de auxílio-doença acidentário, reabilitação profissional e, em casos graves, indenização por danos morais e materiais.
Não buscar esses direitos pode significar prejuízo financeiro e emocional a longo prazo, sem contar na sua família, que na maioria dos casos, é quem mais sofre com tudo isso.
Como funciona o auxílio-doença por acidente de trabalho?
O auxílio-doença acidentário (espécie B91) é um benefício pago ao trabalhador que precisa se afastar por mais de 15 dias devido a um acidente de trabalho.
Na verdade, o INSS cobre o pagamento após os primeiros 15 dias de afastamento, que são responsabilidade do empregador.
É importante solicitar a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para garantir o benefício.
O que fazer após sofrer um acidente de trabalho?
Se você sofreu um acidente, a primeira medida é buscar atendimento médico imediato.
Em seguida, o empregador deve emitir a CAT e você deve reunir todos os documentos relacionados ao acidente.
No entanto, muitos empregadores negligenciam seus funcionários quando eles mais precisam e não cumprem a lei, desamparando totalmente ou parcialmente aqueles que se dedicaram ao trabalho.
Por isso, você deve procurar seus direitos na justiça, fazendo valer a emissão do relatório do acidente ocorrido, suas despesas médicas e até uma indenização que pode ser por um período ou vitalícia!
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Quem paga o salário durante o afastamento por acidente de trabalho?
Nos primeiros 15 dias de afastamento, o empregador deve pagar o salário normalmente.
Após esse período, o INSS assume o pagamento por meio do auxílio-doença acidentário.
Entretanto, é crucial acompanhar o processo junto ao INSS para evitar atrasos ou negativas no benefício.
Quais tipos de acidentes são considerados acidentes de trabalho?
Como já mencionamos, existem fatores que são considerados acidentes de trabalho, como:
- Acidentes no local de trabalho.
- Acidentes de trajeto (ida ou volta do trabalho).
- Doenças ocupacionais causadas por condições insalubres ou repetitivas.
- Agressões ou atos de violência ligados ao trabalho.
Essas situações impactam diretamente a saúde e a segurança do trabalhador, exigindo ação rápida do seu advogado, que deve ser especialista em Direito Trabalhista, capaz de resolver sua situação!
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Acidente de trajeto é considerado acidente de trabalho?
Sim, muita gente não sabe, mas acidentes que ocorrem no caminho entre casa e trabalho ou vice-versa são considerados acidentes de trabalho.
Desde que o trajeto seja direto, sem desvios pessoais, você pode ter direito ao auxílio-doença acidentário e à estabilidade no emprego.
Caso a sua empresa tente te enganar, alegando algo que seja uma inverdade para fugir de suas responsabilidades, fale com o nosso escritório imediatamente!
Quanto tempo dura a estabilidade após um acidente de trabalho?
A estabilidade no emprego, garantida por lei, dura 12 meses a partir da data de retorno ao trabalho após a alta médica.
Dito isso, esse período protege o trabalhador contra demissões injustas, oferecendo segurança para se reestabelecer.
Em outras palavras, você só pode ser demitido após 12 meses depois do acidente que sofreu.
Por que é importante contratar um advogado especializado?
Os processos relacionados a acidentes de trabalho podem ser complexos, envolvendo documentação, prazos e disputas com empregadores ou o INSS.
E é aí que muitos trabalhadores se confundem, por isso não conseguem ganhar a causa, ou, em alguns casos, eles contratam um profissional qualquer, que só aumentam as chances de você perder a causa.
Se você está enfrentando essa situação, não ignore seus direitos e a importância de um suporte jurídico especializado.
O tempo é crucial, e cada dia pode fazer diferença na sua recuperação e na garantia de uma vida digna. Busque um advogado qualificado e comece a agir agora mesmo.
Precisa de orientação? Não espere mais. Proteja seus direitos e recupere sua segurança, com o apoio do nosso escritório.
Quem paga meu salário enquanto eu estiver afastado?
Funciona assim:
Nos primeiros 15 dias, quem paga o salário é a empresa.
Depois disso, o INSS assume o pagamento por meio do auxílio-doença acidentário.
Por isso, é importante garantir que toda a documentação esteja correta para evitar atrasos ou problemas com o benefício.
Como garantir que meus direitos sejam respeitados?
Essa é uma preocupação comum dos trabalhadores que chegam até nós querendo justiça.
Empresas, muitas vezes, não informam os trabalhadores sobre seus direitos.
Sendo assim, caso você tenha sofrido um acidente no trabalho, você deve falar imediatamente com um advogado especializado em Direito Trabalhista, que fará toda a diferença no sucesso do seu caso.
Nós iremos orientá-lo, garantir que a documentação esteja correta e lutar para que você receba tudo o que tem direito!
Lidar com um acidente de trabalho não é fácil, e tentar resolver tudo sozinho pode ser desgastante e perigoso.
Fale com o nosso advogado especializado que sabe exatamente como agir para proteger você.
Nós iremos garantir que nenhum detalhe seja ignorado e que você tenha acesso a tudo o que precisa para reconstruir sua vida com segurança.
Você sofreu um acidente? Saiba que não está sozinho.
Não deixe de procurar ajuda especializada. fale com o ASMendes Advogados e tenha o apoio que você precisa para vencer essa batalha.